Zapeando no facebook, a minha timeline mostrou uma postagem de um grupo que participo, o conteúdo é sobre registro de domínios grátis. Fiquei curioso e fui dar uma lida. O assunto me chamou a atenção e fui buscar mais informações. Atualmente existem 5 extensões de domínios que são gratuitos para todo o globo, e alguns sites se disponibilizam a gerenciar os registros, como Freenom e .TK por exemplo. Ainda existem empresas que registram outras combinações (gratuitas) como a .CO.VU.
Esses domínios gratuitos são uma mão na roda para ações de marketing digital com tempo determinado, como hotsites, projetos pilotos, páginas de captura, eventos, etc. Onde a ação pode ser extremamente customizada e você não precisa de um investimento ou gerar um subdomínio (que pode ficar grande). Porém é preciso ter criatividade para utilizar as extensões para os nomes das ações que você pretende criar, pois as opções não são lá tão amigáveis. Uma ação de emagrecimento, poderia utilizar por exemplo um domínio “sembarri.ga”, sacaram!?
Além de tudo que foi citado acima, e reitero, são gratuitos, temos a opção de comprar domínios com extensões de outras localidades ou algumas nem tão comuns assim, mas que podem ser utilizadas como diferencial. Algumas delas vem ganhando espaço como “.me” ou “.digital”. Para adquirir domínios você pode registrar com sua empresa de confiança e/ou preferência que forneça o serviço. Ou diretamente com a entidade responsável no seu país, por aqui a NIC.BR para domínios com extensão “.br”. Para domínios do exterior, em geral é mais prático via uma empresa nacional, como: GoDaddy, Locaweb, Marcaria entre outras.
E aí, curtiu? Compartilha e comenta!
Fontes: