Você está aqui: Home / Notícias / Acib Informa
Compartilhar
07/08/2018 - Segurança
Acib recebe comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC

Fernanda Momm
Representantes do Corpo de Bombeiros Militar de SC estiveram na Acib.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC), João Valério Borges, e o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, José Gamba Junior, participaram da Reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, Fiscal, Superior e Diretoria da Acib desta segunda-feira (06). 

 

Borges destacou informações sobre a estrutura e as atividades da corporação, além dos importantes valores presentes entre os profissionais, como ética, probidade, comprometimento, profissionalismo, espírito de corpo e abnegação. “Hoje o que a gente menos faz é apagar incêndio, atuamos demais na prevenção, o carro-chefe da corporação”, destacou o comandante geral do CBMSC. Ele ressaltou ainda o importante trabalho desenvolvido com os serviços de prevenção e salvamento aquático; além dos serviços de educação pública; segurança contra incêndio e pânico; e investigação de incêndios.

 

Borges explicou um pouco sobre os serviços de busca e salvamento também, citando o SAMU, atendimento pré-hospitalar, entre outros serviços como salvamento em altura; busca terrestre; operações aéreas; busca e resgate com cães, no qual o CBMSC é referência nacional.

 

Apesar do excelente serviço prestado, Borges falou sobre a defasagem de 1.119 homens na corporação. O presidente da Acib, Avelino Lombardi, externou a angústia dos empresários com relação ao déficit, especialmente em Blumenau. “Pedimos que dos novos formandos uma parcela fique em nossa região para suprir a carência que temos de efetivo”, destacou. Lombardi enfatizou o grande problema do critério de distribuição dos profissionais, que, na sua análise, é político e não técnico. Borges destacou que levará a reivindicação ao próximo governador do Estado.

 

Hoje o CBMSC está presente em 135 municípios e em 277 municípios com atendimento por convênio. Em 2017, foram mais de 187 mil ocorrências operacionais atendidas. Até 03 de agosto, já foram registradas cerca de 104 mil ocorrências. Nas atividades envolvendo prevenção, emissão de alvarás, entre outros serviços, já são mais de 284 mil atendimentos técnicos no primeiro semestre deste ano. A Operação Veraneio, voltada para a prevenção, teve 4,5 milhões ações de prevenção feitas nas praias na temporada 2017/2018.

 

Borges destacou ainda os programas comunitários desenvolvidos pela Corporação, como o Bombeiro Comunitário, Bombeiro Mirim e Juvenil, Guarda Vidas Civil e o Projeto Golfinho, que traz noção de cidadania para as crianças na praia, além de informações sobre os perigos do mar, e já formou 37 mil crianças.

 

O comandante geral do CBMSC também apresentou os projetos comunitários desenvolvidos, como a Brigada Comunitária, Bombeiro Melhor Idade, Cão Amigo e Praia Acessível. Apresentou ainda o aplicativo Praia Segura, desenvolvido pela corporação e que mostra situação do mar nas praias catarinenses.

Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys