Você está aqui: Home / Notícias / Acib Informa
Compartilhar
07/01/2019 - Reciclagem
Acib ajuda a recolher 915 kg de resíduos eletrônicos

Em 2018 a Acib firmou parceria com a  Weee.do Logística Reversa de Eletroeletrônicos, o que possibilitou a implantação de pontos de entrega voluntária (PEV’s) de lixo eletrônico itinerantes em empresas de Blumenau. Em dezembro, a própria Acib ganhou um PEV permanente para quem tiver interesse em depositar os materiais na sede da entidade. A Weee.do assegura destinação adequada dos materiais eletrônicos que não são mais utilizados.

 

Resultados

 

Em 2018, por meio da parceria com a Acib, foram recolhidos e destinados para reciclagem 915 kg de resíduos eletrônicos. Deixaram de ser emitidas 1,1 toneladas de gás carbônico, o equivalente a 22 carros rodando durante uma semana. Foram reciclados 63 kg de alumínio, o que equivale à produção de 3840 novas latinhas. A energia economizada foi de 3532,5 Kwh, o bastante para abastecer 416 casas por um dia. Também foram reciclados 301,4 kg de ferro e foram corretamente destinados 99,6 kg de materiais tóxicos, como chumbo e mercúrio. 

 

Com a coleta deste material, a Acib ajudou a Weee.do a doar 192 computadores para projetos sociais, incentivando a inclusão digital.  

 

O que são resíduos eletrônicos? 

 

São resíduos eletrônicos possíveis de serem depositados no PEV: eletrodomésticos diversos (ventilador, micro-ondas, telefones, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de “Linha Branca” – geladeiras, condicionadores de ar, fogões, etc.); computadores e seus periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte); monitores (CRT, LCD, LED, Plasma, etc.); notebook e fontes; celulares; centrais telefônicas; walkie-talkie; aparelho telefônico; rádio comunicador; aparelhos de CD/DVD/BLURAY, aparelhos de som; equipamentos diversos com placas de circuito impresso; cabos e fios em geral; outros aparelhos aqui não mencionados, que possuam, em sua composição, componentes eletrônicos tais como placas de circuito, cabos, etc.
  
Não estão incluídos lâmpadas, pilhas, baterias, toners e cartuchos de impressão, disquetes, CDs, DVDs, fitas VHS, disquetes, eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.), entre outros materiais classificados como perigosos pela NBR 10.004 de 2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

 

Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys