Artigos

Você está aqui: Home / Artigos

31/10/2018
Propaganda é para grandes e pequenas empresas, sim senhor(a)!

Autor: Bárbara Silvana Sabino - IFSC Gaspar

Ou as pequenas empresas não precisam divulgar seus produtos e serviços? Nesse sentido, Kotler defende que vantagem competitiva pode ser gerada por meio de três aspectos, os quais são: (1) a geração de inovação, (2) ou a contratação de talentos (colaboradores), ou ainda (3) o emprego de estratégias de marketing.
Nesse último grupo encontra-se o P promoção, o qual se beneficia de ferramentas de marketing e comunicação integradas para atingir o público-alvo. Dentre as quais está a propaganda, que é a veiculação de anúncios pagos.
Pesquisa recente do IBOPE (2017), encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência revela dados importantes, entre os quais estão: (1) 71% das pessoas não confiam em redes sociais; (2) 69% não confiam em blogs; (3) 67% não confiam em sites de notícias. Entretanto, 58% das pessoas confiam em jornais impressos. Resultado que atribui ao jornal impresso elevados índices de credibilidade.
Mas, por quê? Talvez porque os jornais impressos existam no Brasil há mais de duzentos anos (Gazeta do RJ – 1808) e os de grandes proporções tenham sua versão digital. Alguns estudiosos atribuem tamanha credibilidade ao fato de que o que está impresso não se deleta. E em termos de curiosidade, cabe trazer que a maior empresa de Internet do mundo, a Amazon adquiriu o tradicional jornal Washington Post. Em suma, dia a dia a propaganda em jornal impresso se revela uma forte aliada da comunicação empresarial.
E a pequena empresa, como pode participar desse meio de comunicação? Sempre deve levar em conta a situação financeira da empresa, separando de 3% a 5% do faturamento mensal para serem investidos na comunicação com o público-alvo desejado. A empresa deve verificar as melhores alternativas para isso, como, por exemplo, o jornal do bairro em que está inserida. Pois se veicular em jornais de grandes abrangências, como os que cobrem o Estado todo, corre o risco de não chegar aos moradores do bairro, que são os seus clientes.
Assim, para se ter sucesso é preciso considerar três aspectos básicos, os quais são: (1) o público alvo (quem são os clientes?); (2) o mercado alvo (onde encontrá-los?); (3) a mídia impressa (qual jornal atingirá esse público?). Com isto poder-se-á visualizar com a clareza necessária, os veículos que atingirão de maneira eficaz, os objetivos organizacionais estabelecidos.
   Mais artigos:
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys