Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


04/12/2017
Marca: imagem é tudo

Autor: Bárbara Silvana Sabino

Marca: imagem é tudo
Imagem: tudo é comunicação

Bárbara Silvana Sabino
Professora Msc. Adm.
IFSC – Gaspar
CRA 23.960


Uma marca é formada por um conjunto de pontos imprescindíveis para o seu sucesso. Esses vão desde seu DNA (diretamente relacionado ao seu empreendedor, missão, visão, etc), tipo (regional, nacional, global), posicionamento (na mente do consumidor)... Em suma, tudo que envolve a marca é percebido pelo mercado consumidor via a imagem (o que quer ser, passar) criada para uma marca, que não precisa ser necessariamente o reflexo fiel de sua identidade (o que realmente é).
Um excelente exemplo para se conseguir diferenciar identidade de imagem da marca é o vocalista principal da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden, Bruce Dickinson. No dia a dia, ele é um homem alinhadíssimo. Veste calça, camisa, sapatos sociais. É piloto profissional de avião (é o piloto do avião da banda). Esta é a verdade sobre ele, é sua identidade.
Entretanto, quando sobe aos palcos é outra pessoa, aquele homem elegante se transforma em um verdadeiro metaleiro; veste roupas despojadas, rasgadas, camisetas pretas, etc... Ou seja, se transforma no vocalista de uma banca de heavy metal e se caracteriza como tal. Essa é a imagem que ele usa para se comunicar com seu público-alvo, que são os fãs de metal! Se ele se apresentasse com as roupas sociais do piloto do avião ou do seu dia a dia conseguiria se comunicar com o público da banda? É Óbvio que não!
Então, todo empreendedor precisa conhecer seu público-alvo e ter a sensibilidade de criar para seu produto e marca uma imagem compatível. Como fazer isso? Com auxílio profissional, via as ferramentas de comunicação e marketing. Imagem se constrói com comunicação, comunicação e comunicação.
Mas como começar? Pelo faturamento, reservar de 2% a 5%, dependendo do porte da empresa, para a comunicação com o público-alvo. E preferencialmente, buscar ajuda profissional, pois há quem estudou e entende de publicidade e propaganda. E é preciso ter em mente, pelo menos: (1) qual é o produto foco desta comunicação; (2) quem é o público-alvo; (3) quais as ferramentas de comunicação que este público acessa; (4) qual é o objetivo desta ação (propaganda); (5) quais são os resultados esperados. Além disso, é importante alertar que o empresário não faz propaganda para si ou para seus vizinhos verem, mas para fortalecer a imagem de sua marca e assim, fidelizar seus clientes e prospectar novos. E que investir em propaganda com apoio de um bom profissional é sucesso sempre.
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys