Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


13/12/2018
O mundo muda, o cliente muda e a gente continua vendendo como sempre... Isso é assustador!

Autor: Bárbara Silvana Sabino - IFSC Gaspar

Bingo, chegamos ao último mês do ano! Um brinde ao sucesso! Será que foi um ano de sucesso mesmo? E se até tenha sido, o que pode ser melhorado? Alguém já se perguntou isso? Para responder a essas inquietações, primeiro é preciso trazer à tona os verdadeiros resultados da empresa. E tanto faz se a empresa é grande ou pequena. Infelizmente, um número considerável de pequenos empreendedores acredita que “planejamento é coisa para empresa grande”, mas não é não! Planejamento é essencial para todos os tipos e tamanhos de empreendimentos, cada um no seu contexto.
Agora, vamos lá... Qual foi o faturamento total do ano, mais importante que o faturamento, qual foi a lucratividade? Houve prospecção de novos clientes, quantos deles foram fidelizados? Foram inseridos novos produtos e outros foram eliminados? Qual o giro médio de cada produto? Como foram as vendas desse ano em relação aos últimos três anos, aumentaram gradativamente? Como está o relacionamento da empresa com seus clientes, pautado no bom dia ou boa tarde, ou pior, nem isso? Quais são as estratégias de marketing aplicadas para melhorar todos esses números?
Além disso, é preciso considerar que o mundo mudou, aliás, muda constantemente e numa velocidade inimaginável. E com isso, os clientes também mudam e a gente... Continua vendendo como sempre! Assustador, não? Mas é isso mesmo, inclusive algumas grandes empresas continuam com a mesma postura há décadas!
Em termos mercadológicos, mesmo um pequeno empreendimento precisa destinar um percentual de seu faturamento mensal para se relacionar com o seu público alvo. Isso é muito importante, porque já está mais que comprovado que abrir as portas e achar que vai chover cliente é coisa do passado... Lembra... O mundo muda, o cliente muda e a gente...
Pois é, então o próximo ano precisa ser diferente. Einstein, já dizia “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”. E os resultados diferentes precisarão estar pautados em estratégias de marketing inovadoras e condizentes com o faturamento da empresa e o seu mercado alvo. Busque ajuda profissional, você irá se surpreender com os resultados! Pois, só um profissional com formação e experiência no mercado de atuação da sua empresa poderá indicar as ferramentas eficazes para cada situação. Aí sim, um brinde ao sucesso!

Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys