Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


15/12/2017
IFSC – Câmpus Gaspar

Autor: Profa. Dr.a Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Em 28 de dezembro de 2018, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia completam 9 anos, ainda que para muitos IFs essa história seja muito mais longa e já atravesse um século, caso do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), cuja origem remonta à primeira iniciativa oficial de oferta de cursos técnicos no país: a implantação das Escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, durante o governo Nilo Peçanha.
Atualmente o IFSC possui 22 câmpus, distribuídos por todas as regiões de Santa Catarina, sendo seis câmpus situados no Litoral Norte catarinense (mesorregião do Vale do Itajaí e mesorregião do Norte catarinense), a saber: Joinville, dois câmpus em Jaraguá do Sul, Canoinhas, Itajaí e Gaspar.
O IFSC câmpus Gaspar, completou, no dia 06 de dezembro, sete anos de implantação dentro de um contexto de consolidação de ofertas e preocupação com o diálogo constante com a comunidade interna e externa, com os arranjos produtivos locais e com o poder público.
Ao longo desses sete anos, temos expandido nossas ofertas munidos sempre da percepção de que só fazemos sentido quando a comunidade compreende o câmpus como um espaço de pertencimento e de construção coletiva do conhecimento e quando nós compreendemos a comunidade como parceiro imprescindível no processo de atribuição de sentido à educação, à escola, aos conhecimentos, à ciência, tecnologia e inovação.
Igualmente, assim como apontam os documentos norteadores da educação nacional, a Lei de criação dos Institutos Federais e o regimento interno da instituição, temos a dimensão da nossa responsabilidade em oferecer uma educação ancorada no tripé ensino, pesquisa e extensão, entendendo a pesquisa como princípio pedagógico e a extensão como a prática efetiva do diálogo, da cooperação e da intervenção consciente, consequente e coletivamente construída nos espaços a nossa volta que, nesse contexto, ampliam a educação para além dos muros da escola.
Esse o nosso sonho nesses sete anos: uma educação sem muros, transformadora, política e ideologicamente sustentada pela crença na construção de sujeitos críticos, reflexivos e capazes de construírem uma sociedade mais justa, mais sustentável e mais solidária, em que o senso do coletivo esteja sempre acima do interesse individual e a preocupação com o futuro se materialize em ações presentes. Vida longa aos IFs e a um projeto de escola para todos e todas!
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys