Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


25/04/2018
Responda rápido e com uma palavra apenas: hoje, qual é o sinônimo de casa limpa?

Autor: Bárbara Silvana Sabino

Responda rápido e com uma palavra apenas:
hoje, qual é o sinônimo de casa limpa?


Autora: Bárbara Silvana Sabino - Professora Ma. Adm. - IFSC – Gaspar


Essa resposta é perseguida por inúmeras empresas e é alcançada com o acompanhamento do comportamento do consumidor ao longo do tempo, ou seja, com a aplicação de pesquisas de mercado. Já é consenso que o mundo muda rapidamente, dia a dia, entretanto, esse não é um processo simples de ser percebido pelas organizações, exige intenso esforço mercadológico.


Voltando aos tempos da vovó e da bisa, a maioria das mulheres se dedicava “apenas” aos serviços do lar, como cuidar dos filhos, cozinhar, lavar, passar... Naquela época, o sinônimo de limpeza era BRILHO. Uma casa limpa, era uma casa brilhando, panelas em que as pessoas podiam se espelhar.
O tempo passou, as mulheres foram para a escola, assumiram postos de trabalho nas fábricas, nos escritórios, nas lojas, nas universidades, nos hospitais, nos fóruns, na política... A jornada dupla assumida por elas exige produtos cada vez mais eficientes; as panelas perderam o brilho, pois receberam acabamentos coloridos; os pisos lustrados com escovão cederam espaço a carpetes, pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos líquidos... Hoje, a praticidade tomou conta dos serviços domésticos, e o sinônimo de casa limpa é o PERFUME que ela exala, ou seja, uma casa limpa é uma casa cheirosa!


No livro “Você pode mais: 99,99% não é 100%”, Marcos Scaldelai, ex-presidente da Bombril, conta como a empresa monitora as necessidades das mulheres frente aos serviços domésticos. E a sua empresa, como acompanha e se posiciona frente às mudanças de hábitos e comportamentos do público-alvo?


É preciso lembrar que na década de 90 (do século passado), a Kodak era líder mundial em filmes e câmeras fotográficas, cuja ação valia US$ 90,00 em 1997 e como não se atualizou, em 2012 despencou para US$ 0,72; o mesmo aconteceu com lojas brasileiras de brinquedos de marcas que não se adaptaram aos brinquedos chineses. Já a Havan que vendia somente tecidos, se tornou uma loja de departamentos e está com mais de 100 lojas espalhadas pelo país.


Enfim, a pergunta que deve nortear a alta administração das organizações é: hoje, qual é o sinônimo de competitividade no nosso mercado de atuação? Essa resposta só será alcançada com a identificação das necessidades desses mercados, a partir do mapeamento da mudança de hábitos e comportamentos.
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys