Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


19/10/2015
Aonde você quer chegar, empresário?

Autor: Jamir Booz

Os questionamentos dos que já estão à frente de um negócio ou daqueles que pretendem ser empresários um dia são os mesmos. O que realmente está se buscando? Independência financeira; colocar os conhecimentos em prática; ter segurança e bem-estar; realizar sonhos; tocar os negócios da família; ser reconhecido e respeitado; superar obstáculos; ser feliz? A resposta é muito pessoal, mas os desafios são comuns. Ter um negócio promissor exige muita dedicação e determinação. As pessoas costumam dizer que têm uma empresa, mas, na verdade, a empresa é que os têm. Para prosperar, é preciso ter muito foco e garra, o que faz do empresário o grande agente na evolução do negócio.



A equação para o sucesso não tem uma fórmula exata, nem adianta tentar simplificar porque o resultado dificilmente virá. Fazer o que gosta traz satisfação e torna a jornada mais leve, mas isso, por si só, não assegura resultado. O que fazer, então? Como se preparar?



Buscar segurança na tomada de decisão contribui na assertividade das ações. Para tanto, cursos e treinamentos regulares fazem com que gestores e equipes se mantenham atualizados e empenhados na busca pelos resultados. O acompanhamento regular de profissionais especializados em várias áreas do conhecimento, como empresas de assessoria ou consultoria, por exemplo, também pode contribuir para que o negócio avance ou, no mínimo, se mantenha no rumo certo. É importante saber que esses recursos existem e entender quando devem ser acionados para auxiliar no processo de gestão.



Tanto pessoas quando empresas mudam de objetivos, interesses e necessidades ao longo da existência. Trata-se de um aspecto inerente à vida, mas muitos não entendem esse processo. Por isso, o que é fundamental hoje pode não fazer o menor sentido amanhã. E a cada dia o mundo gira mais rapidamente, mudando regras e paradigmas constantemente. Dentro deste contexto, dizer ?aonde se quer chegar? pode não ser tão fácil, mas uma coisa é certa: a resposta está atrelada ao momento atual de cada um, pessoa ou empresa.



Sendo assim, observe-se, observe o mercado, observe seu negócio e tome decisões assertivas e calculadas, tomando como base o momento atual. O desejo de agora pode não ser o sonho de amanhã, mas um passo mal dado hoje tem consequências de longo prazo. Pense nisso na hora de empreender!



Jamir Booz

Sócio e consultor da Nível 10 Consultoria Empresarial e do Sebrae

jamir@nivel10consultoria.com.br
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys