Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


28/09/2017
Logomarca: padronização e uso adequado são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa

Autor: Bárbara Silvana Sabino, professora Ma. Adm. IFSC - Gaspar CRA 23.960

Curiosamente, a palavra marca (brand) origina-se do termo norueguês ?to burn? que quer dizer: ?queimar?, ou seja, ?marcar?. Inicialmente, o termo foi criado para mostrar a origem do proprietário, como por exemplo, em cavalos e no gado. E posteriormente, o fabricante. Percebe-se que desde os primórdios, o termo era empregado no sentido de diferenciar um produto de seus concorrentes, o que se fortaleceu com a industrialização e consequente, expansão do comércio.



Hoje, mesmo a marca podendo ser composta pela combinação de vários itens (nome, termo, cor, design diferenciador, símbolo, som e cheiro), cabe destacar a importância da padronização e uso adequado dos componentes selecionados. Neste contexto, a logomarca é o somatório de vários elementos reunidos em um símbolo que representa, ou seja, materializa a marca. Assim, a logomarca compreende toda a identidade da marca e é a primeira referência da empresa para o cliente. Sua padronização e uso adequado são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa, independente do porte, porque diz muito sobre a imagem que a acompanha e que se deseja refletir no mercado, ou seja, consiste na rubrica da empresa, tornando-a inconfundível.



Desta maneira, a empresa agrega valores e conceitos únicos aos seus produtos e serviços, os quais são transmitidos ao mercado alvo por meio de sua logomarca que consequentemente, a auxilia a se diferenciar da concorrência, como já faziam os antigos criadores de cavalos e gado. Postura empregada no Brasil, principalmente, pelas grandes empresas, talvez por possuírem área de marketing e/ou comunicação estruturada para trabalharem conjuntamente, com agências de publicidade e comunicação.



Entretanto hoje, com a expansão dos cursos de publicidade e propaganda pelo país, estes conhecimentos estão disponíveis no mercado publicitário, inclusive, para pequenas empresas, as quais podem se beneficiar dos serviços especializados de agências de publicidade e comunicação. Mas o importante é estar consciente de que a logomarca é o símbolo que representa a marca e todos os seus valores constantes nela. Um exemplo típico é o da logomarca da Coca-cola. Quantos formatos? Quantas cores? Quantos tipos de letras?



Em suma, nas embalagens dos produtos, nos anúncios em revistas, nos comerciais de TV, nas placas e na Internet, por exemplo, a logomarca da Coca-cola é sempre a mesma, pois de forma padronizada busca-se ?marcar? a marca na mente do consumidor, diferenciando-a dos seus concorrentes.
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys