Artigos

Você está aqui: Home / Artigos


21/02/2018
Início de ano, um momento para refletir, planejar, se comunicar...

Autor: Bárbara Silvana Sabino

2018 está apenas começando... Entretanto as preocupações com seus resultados já batem à porta, pois apesar de o mundo fazer uma parada sutil para agradecer o ano que se foi e concentrar vibrações positivas para que o novo ano seja melhor ainda, a vida continua a todo vapor... Metas a cumprir, novos clientes a conquistar, equipe para treinar...
Mas, o que a empresa fez de concreto por sua comunidade este ano? Sim, sua comunidade, seus clientes, seu entorno... Isso em retribuição a confiabilidade depositada por meio do consumo de seus produtos e serviços?
Responsabilidade social e sustentabilidade vão além de iniciativas a favor do meio ambiente e da manutenção financeira da empresa, tendo também, como foco o lado social do negócio, as pessoas. O Marketing social vem ao encontro dessas perspectivas por meio de ações mercadológicas institucionais, com o objetivo principal de apoiar a comunidade em suas necessidades. E de carona, fortalece a marca e a lembrança da mesma.
Bob Migliani, executivo de uma multinacional, no último capítulo de um de seus livros, ilustra isso: “É preciso dar para receber”. Narra que uma sorveteria patrocina o time de futebol da criançada do bairro. O campeonato gira a cidade, mas quando ocorre no bairro em questão, os meninos do time, familiares e amigos vão até a sorveteria para comemorar. E acabam arrastando também, outros times participantes para lá. Assim, o retorno do investimento (e não custo) na comunidade acontece naturalmente, pois a premissa a perseguir é: “queira o bem, plante o bem e o resto vem”.
O mesmo acontece quando a empresa faz propaganda no jornal ou na rádio da cidade. Ela apoiará as iniciativas da comunidade, sua integração por meio da comunicação de suas atividades e reivindicações junto ao poder público, visto que a comunicação une e fortalece a comunidade. Com isso, a empresa agrega valores e conceitos únicos a sua marca, os quais são transmitidos ao mercado de modo eficiente. Isso, consequentemente, diferencia a empresa da concorrência, pois posiciona a lembrança de sua marca na mente e no coração das pessoas, tornando-a mais competitiva.
Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys