Você está aqui: Home / A Acib / Histótia


Origem

No final do século 19, a entidade associativa mais forte de Blumenau levava o nome de Kulturverein e reunia agricultores preocupados com a qualidade dos produtos cultivados na região. Com o crescimento da cidade, o comércio e a indústria ganhavam importância no desenvolvimento econômico, social e político.

De olho nesse importante papel e preocupados com as dificuldades que enfrentavam para comercializar seus produtos e buscar soluções conjuntas para os problemas comuns, um grupo de comerciantes e empresários fundou, em 5 de novembro de 1901, a Associação Comercial do Vale do Itajaí, atual Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

História

A partir da fundação, os dirigentes da associação trabalharam ininterruptamente pela classe local. A associação lutou pela abertura de novas vias de escoamento da produção, como estradas de ferro e rodovias. Fortaleceu setores abalados pela instabilidade econômica brasileira, garantindo a qualidade do que era produzido na cidade. Ajudou na instalação das primeiras linhas de telefone.

Teve participação decisiva na construção da Usina do Salto, utilizada para gerar energia e fomentar novos empreendimentos. Foi uma das responsáveis pela criação da Guarda Noturna e equipou a primeira unidade de Corpo de Bombeiros do interior do Estado.

A Acib, ao longo dos mais de cem anos de história, teve papel relevante nos mais importantes fatos da cidade relacionados ao crescimento econômico e desenvolvimento empreendedor. Podemos afirmar que a Acib e Blumenau caminham de mãos dadas e uma tem papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da outra.

Presente

Hoje, a Acib é referência em todo Estado pelo pioneirismo, já que foi a primeira entidade do gênero em Santa Catarina, pela incansável luta para cultivar e valorizar o espírito empreendedor da gente de Blumenau e pela representatividade que tem junto à comunidade, chegando a ser reconhecida como entidade consultiva do poder público.

Além dos comerciantes e industriais, que fundaram a associação, a Acib reúne hoje prestadores de serviços das mais diversas áreas. Assim, a entidade acompanha de perto a tendência de Blumenau se transformar em um grande pólo de serviços, confirmando que, além da força empreendedora, o blumenauense tem um poderoso patrimônio intelectual. A aplicação consciente dessas características faz de Blumenau uma cidade atraente para os mais diversos empreendimentos e profissionais.

Associação Empresarial de Blumenau
Rua Antônio Treis, 607
2º andar
Bairro: Vorstadt
Fone: (0 xx 47) 3326-1230
Fax: (0 xx 47) 3326-1230
CEP: 89015-400
falecom@acib.net



Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. by Ksys